O que é o DEO?

Digital Enhanced Operator (DEO) é um projecto de I&D português referente a implementação de soluções de Realidade Aumentada com o intuito de melhorar as capacidades do operador no chão de fábrica. Em especifico, no uso de smart glasses para suportar operações de manutenção. O projeto DEO contribuirá, em última análise, para um aumento da produtividade, e simultaneamente um aumento de qualidade e a redução dos erros humanos. A tecnologia resultante contribuirá ainda para melhorar o bem-estar e a satisfação dos trabalhadores no local de trabalho, ao mesmo tempo que conseguirá aumentar os níveis de segurança.

Ver Ficha de Projeto

Resumo

 

Principais Áreas de Aplicação

O projecto DEO é divido em quatro principais áreas de aplicação

Fábrica Inteligente Indústria Inteligente
As fábricas colaborativas e de aprendizagem do futuro O uso de tecnologias da I4.0 para melhorar o processo de manufatura
Realidade Aumentada Operador Inteligente
O uso de aplicações baseadas em RA para ligar o mundo real com os dados digitais A capacidade do operador utilizar tecnologias da I4.0 para melhorar o seu desempenho

 

Pontos Chave

De modo a criar um local de trabalho saudável e mais produtivo, e consequentemente aumentar a competitividade das empresas industriais, é necessário criar um ambiente otimizado onde a sinergia entre o trabalhador humano e o ambiente digital é explorada ao limite, utilizando as capacidades dos trabalhadores e mitigando as suas limitações. Consequentemente, o projeto DEO apresenta os seguintes pontos chave:

  • Adaptabilidade e flexibilidade dos operários para a digitalização do chão de fábrica
  • Apoio eficaz aos operários
  • Qualidade dos dados digitais
  • Inclusão digital na indústria
  • Maturidade industrial da digitalização e indústria inteligente

 

Resultados Esperados

Reforço Cognitivo Personalizado na Indústria Entrega de Conhecimento Orientada ao Contexto
Promover modelos cognitivos completos e inovadores, capazes de modelar informação de contexto do ambiente, processo, recursos e informação fisiológica dos operadores, Desenvolvimento de um sistema de RA industrial que automaticamente identifique o tipo de intervenções necessárias e depois que as sintetize e disponibilize ao operador. Consequentemente, a disponibilização do conhecimento é contextualizada por modelos.
Verificação da aplicação correcta de conhecimento Reflexão na aplicação do conhecimento
Verificação near real-time das ações do operador e dados espaciais do movimento. A detecção de anomalias em dados espaço-temporais em conjunto com pré-processamento será empregue Através do uso de wearables é possível descobrir processos baseados no reconhecimento de atividades no chão de fábrica. Combinação de machine learning com informação codificada em modelos existentes.
Apoio à resiliência industrial
Reinventar novas formas abordagens de gestão e mitigação de risco com vista
a garantir a continuidade dos negócios, protegendo os funcionários e melhorando
a resiliência dos sistemas de produção e distribuição.

 

pt_PTPortuguese